Rio de Janeiro, 07 de julho de 2013.
Treinei com seis meses de antecedência para esta Maratona. Logo no início da base, fiz uma operação, que tirou-me 10 dias de treinos. Foi a pior parte. Decidi focar nesse desafio e esquecer do resto. Fiz os longões com muitas subidas, pois já sabia da Av. Niemaier. Cuidei da alimentação e era tudo o possível no momento. Já que o sono é difícil com um bêbê lindo em casa.
Para treinar, tinha exatamente a janela de 6 e 30 da manhã até as 7 e 40. Tomava um semi banho, vestia a roupa do trabalho e vazava de bike para iniciar a labuta as 8 em ponto. Sempre dava tempo !!! e nos finais de semana fazia os longos com mais calma. Na minha rotina de Família, Igreja e Trabalho, foi o único espaço existente. Sendo assim, aproveitei cada segundo. Dois pares de tênis e 5 kg perdidos depois, estava em pé no dia 07 de julho para correr a maldita.
Eu gosto mesmo é de correr meia maratona. Tenho certeza de que me dá muito mais prazer no dia da prova. Entretanto, o processo que me leva até a maratona : o treinamento, o estudo, a estratégia, o grupo de longões, as amizades que se encontram, o auto conhecimento ... não há comparação.
Esse nome de meia sempre me incomodou. Fazer pela metade. É idiotice, mas se 42 km fosse meia maratona, eu ia correr 84 km. Repito, é idiotice. O primeiro maratonista morreu de cansado ... tem tudo para dar merda.
![]() |
DETONANDO O ARGENTINO, KKK |
Não creio que o maratonista é o melhor. Toda corrida acaba. Quando voltamos para casa, nos encontramos conosco mesmo. Sem Deus, Família e Amigos não adianta, continua incompleto. Mesmo concluindo a maratona do gelo.
Deus, Família e Amigos não me faltaram.
Deus ; que creio me dá tudo.
Família ; 98 % do que eu uso para correr é presente da minha princesa. Ela não corre, não vai assistir às corridas. Mas ajuda muito.
Amigos ; Corrida de Rua MS - Pão e Tal . Equipe tipo família mesmo. Selecionados. Quenianos da Humildade.
O Frank que sempre ofereceu ajuda, inclusive no km 35 nos levando ouro em forma de biscoito globo. Quem corre sabe o valor. Nunca vou esquecer.
Seria errado não destacar o Juscelino. Educador físico que me orientou de graça e correu comigo todos os longões ( menos um) que fiz na nossa cidade.
Mais errado ainda seria não mencionar o Osvaldo Brandão, que correu comigo uns 40 km da Maratona. Sem ele seria o dobro da dificuldade. Um dia vamos baixar de 4horas.
O Jorge e o Ozéias, que sempre me ajudam nos deslocamentos pela
cidade maravilhosa.
O Jorge e o Ozéias, que sempre me ajudam nos deslocamentos pela
cidade maravilhosa.
Os amigos virtuais do facebook também fizeram sua parte. Aprendo muito. Motivação diária online.
A prova foi assim : ( vou direto para prova)
Os 3km iniciais foram travados pela multidão sem noção que sai na frente e molenga demais.
Depois recuperamos e estabilizamos no pace de sub 4 até a subidinha da Niemaier, no qual chegamos com folga de uns 8 minutos. Mas antes disso, não lembro em qual km, dei uma topada num gelinho baiano. Tá doendo essa unha até agora e não é força de expressão. Mudou de cor e deve cair em breve. Vai tarde !!!
Mas ae a casa caiu no final dessa série de subidas em curvas infernais. Só lembro de falar : - Olha ali no relógio a temperatura. e o Osvaldão respondeu : - nem me fala que eu não vou olhar, rsrsrs
Chegamos no 30 km dentro do sub 4 h. Mas o ritmo caiu, caiu e deitou. Doeu tudo. E o Osvaldo travou e eu segui logo após Copacabana. Um pouco mais a frente o queniano do cerrado, como é conhecido o Osvaldo, passo por mim voando e deu o bizu : depois que eu alonguei melhorou muito.
Continuei correndo e pensando ... " faltam 5 km, não vou alongar nada, vou repetir esse movimento até chegar. A dor é psicológica. " até que a outra perna que tava boa ( ???? ) puxou tudo de uma vez e me entortou completamente. Na hora lembrei do conselho amigo. Estiquei por 20 seg cada lado e segui. As dores passaram e o ritmo aumentou. Voei no final. Aprendi mais uma. Talvez, se alongasse antes, tivesse feito o sub 4h.
Vou dar um tempo de maratona. Vou focar no 21km para baixar o tempo. Na minha cidade não há prova de 42 km e não devo viajar mais esse ano a não ser a serviço. Talvez em 2014 dependendo da Copa do Mundo eu volte a correr essa Maratona.
Até a próxima !!! Meia do Pantanal na alça de mirra !!!
.
.