A frase título deste post esta em uma música do Pastor Domício da Igreja Evangélica de Campo Grande - MS.
Outra frase que me serve de bússola aprendi em uma apostila de matemática. Diz assim:
" a procura das coisas fáceis torna os homens fracos."
Monte Roraima. É do Brasil !!! É nosso !!! |
Pois bem, essas frases justificam um pouco da minha busca pelas corridas de longa distância. Quando corri mais de uma hora pela primeira vez não imaginava aonde isso ia parar...
Comecei a correr na fase de preparação para o teste físico da EEAR em 1998. Precisava de correr 2.400 metros em 12 minutos. Era um desafio, isto é, uma montanha a ser escalada. Passei no teste e já na EEAR para tirar um dez precisava de correr 2.400 metros em 10 minutos. Treinei muito e consegui a marca pessoal de 9 e 30 nos três semestres que passei naquela Escola.
Até então a corrida não era um esporte mais atrativo do que o futebol. Corria todo dia com a tropa de alunos e ainda acrescentávamos mais uns minutos...mas não me sentia um corredor.
Nunca fui um bom desportista. Mas sempre gostei de permanecer no meio.
Tentei sem sucesso entrar para a equipe da rústica. Os caras eram muito velozes até nas longas distâncias. Na minha época, o esquadrão amarelo ( o meu) ganhava tudo, inclusive nas competições entre escolas e civis, o nível era altíssimo.
Durante alguns anos após a formatura me mantive correndo três vezes na semana só para regular o peso corporal. Continuei camburando os teste na quartel e só.
Mas em 2004 um amigo me chamou para uma corridinha na vila da FAB onde resido. Corremos por uma hora e dois minutos. Apartir daí comecei a correr para refletir e viajar nos pensamentos. Corria mais ou corria menos deacordo com o tema filosofado, só no trote, rsrsrsr , nessa fase corri pela primeira acima de duas horas. Quando cursava a faculdade de matemática, encontrei muitas respostas nesse momentos de introspecção. Meu amigoooo, quando estávamos grávidos do Daniel, rsrsrsrsr, foram muitas corridas acima de duas horas, rsrsrsrrs, sozinho. Acho que foi nessa fase da minha vida que aprendi a gostar de correr por correr. A ser um corredor.
ps.: por isso não uso música e prefiro treinar sozinho a maior parte do tempo.
Apenas em 2009, a convite do meu amigo Saulo Lugão, iniciei o ciclo de corridas de rua. Decidi levar mais a sério e treinar para alcançar metas.
Foi quando descobri o blog do Jorge. Digitei no google: FAB + corrida de rua . Através do blog ouvi falar do livro do Dean Karnezes. Fiz o pedido, li e já era. Entrei em contato com o Jorge e nasceu uma amizade virtual que virou real, como ele mesmo diz.
A cada maratona pensava comigo que ainda faria aquilo.
Comecei a ler muito sobre tudo de corridas: tenis, métodos, livros, competições, atletas, nutrição. Virou tipo um vicio.
Os amigos corredores vieram aos montes: Juscelino, Marcos Xavier, Saulo, Ozeias (RJ), Costa Leite, Shereder, Jorge(RJ). Muito obrigado pelo apoio até aqui.
Minha família abençoada me apoia em tudo e a conquista da Maratona do RJ 2011 será dedicada a minha princesa-esposa há 8 anos, Aline. Te Amo !!!
Correr longas distâncias não é fácil. A maratona cobra uma fatura alta. E é por isso que eu vou lá.
O difícil sempre me atraiu. Gosto de ver belas paisagens.
Orem por mim. Já estamos no processo dessa conquista.
Até a chegada !!!
E aí, estivison, blz, esse monte de Roraima é show de bola. Corrida é um prazer inestimável, ainda mais qdo passamos a correr mais de uma hora e meia sem parar. Quem n faz, nos acham malucos, mas qm faz sabe do poder/energia que nos dá qdo acalmamos o pensamento e só ficamos observando o corpo, a respiração, e o cansaço ( é claro, hehehe !!!) É isso aí, siga firme na sua trajetória da maratona. Como dica, n pule etapas, vá aumentando devagar. Eu pretendo fazer maratona, mas daqui uns 2 anos. Valeu, corridaderuams.blogspot.com
ResponderExcluir---------\\\\|/---------
ResponderExcluir--------(@@)-------
---ooO--(_)--Ooo-
Realmente as coisas fáceis vem mesmo rápido e vai embora rápido, mas quando conquistamos uma coisa dificil nós damos muito valor e dura para sempre, fico contente em saber que vc está se dedicando e se preparando para corridas longas, lembre-se de uma coisa não é fácil, mas no final vale a pena, ahhh se vale sim, vc está num processo de construção de um atleta é como se uma casa estivesse sendo construída em que o pedreiro assenta tijolo por tijolo e é assim é feito o atleta em que ele vai treinando e conquistando kms por kms, continue firme que Deus te dará vitória, estarei na torcida e orando por vc, muito boa a sua homenagem que vc fará a sua esposa parabéns!!!
Bons treinos,
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com
e aí, Estivison, gostaria que vc indicasse a seus amigos que correram na corrida 22 minimaratona do sesc do dia 28/11, que no meu blog (corridaderuams.blogspot.com) está disponibilizado o resultado final. Valeu, bons treinos !
ResponderExcluirOi meu amor, fui agraciada por Deus com um esposo amoroso, dedicado em tudo o que faz...desejo que alcance todos os seus objetivos para que possamos comemorar muitas vitórias juntinhos...te amo cada dia mais...
ResponderExcluirSua amada, Babylina.