Seja feliz também !!!

Enquanto a humanidade caminha eu corro !!!
Vamos correr !!! testar os limites e depois descansar para correr mais.
Mas a vida não é só isso ...
Deus, Família, Patriotismo, Futebol, Música ...

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Leitura de Filosofia Aplicada ao Corredor

Campo Grande, MS, 22 de janeiro de 2013.

" Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer."

Esse trecho do livro " Cem dias entre céu e mar" pg 13. do Amyr Klink poderia ser sobre Maratona. 

Ao passar dos anos, cultivo o hábito salutar de leitura. Leio tanto quanto corro. Hábito que trouxe da infância, semente plantada pelo prof de Língua Portuguesa - Elias - 5ª série - Escola Municipal Estado de Israel - RJ, nos anos 90.

A decisão de correr a primeira Maratona foi totalmente influenciada pelo Dean Karnazes - 50 maratonas em 50 dias. " Nunca deixe de explorar." Já corria há anos. Mas o vírus incurável dos 42 km ainda não havia sido  inoculado.

Li todos os livros do Bernadinho - técnico da seleção brasileira de vôlei masculino. Aprende-se o valor da disciplina, do treino, do suor, do controle do ego, do valor das escolhas certas, do estudo, do planejamento, do comprometimento, do coletivo. Mostra-se humano, aponta os próprios erros e suas correções. Respeito esse cara.

" gosto de aprender com as experiências dos outros. Não é preciso errar para aprender. Se alguém já pagou com a vida por um equívoco, não preciso congelar os pés para aprender. Faz toda diferença."
Rodrigo Raniere - No topo do Mundo. pag 178.

Aprender deve ser o principal objetivo de quem se dá à leitura. E como não aprender com o japonês maratonista/corredor do livro " Do que eu falo quando falo de corrida". A sinceridade de escrever em primeira pessoa. A coragem de mostrar-se. O fato de correr 10 km todo dia durante dias sem variação. 

" é engraçado como o bem estar não depende do conforto, da tranquilidade ou de situações favoráveis, mas simples e unicamente da sensação de ir em frente. " Amyr Klink

Facilita para mim o fato de sempre preferir atividades silenciosas, com poucas pessoas ao redor, muita paz e silêncio. Para as longas distâncias, é uma vantagem.

Zapotek, Valmir Nunes, Miguel Sarquis completam a lista de autores.

Possuem  em comum :

- Amor pela atividade
- Família que apoia
- Estudo, ou seja, liam tudo sobre o ramo. Anotavam. Buscavam informação.
-Planejamento exaustivo
-Treinam muito, muito, muito, muito
-Ética
-E a coragem, essa sim. Muita coragem
-Amigos

Citei primeiramente os autores do esporte, das aventuras. Contudo, muitos outros não atletas poderiam ser incluídos, muitos personagens de romances, poesias. Leio de tudo. Por curiosidade e tentativa de isolamento. Por oportunidade e necessidade.

Mesmo a Bíblia , que considero ser a Revelação de Deus, contempla o nosso esporte quando diz : 


" 24Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.  26 Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar. 27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado."
                                                                                                                          I Carta aos Coríntios 9, vale muito ler o livro todo e entender o contexto.

Tudo que devemos fazer, deve ser bem feito. Corra com afinco e dedicação. Aprenda. Cresça. 

" a vitória é o enfrentamento, quer a gente saia ileso, quer não. " RR

Conhecimento é poder !!!!!!!!!!!!!!








.





4 comentários:

  1. Tudo que foi dito no seu texto acima é de grande valor não somente para a corrida como para a vida....boas colocações que vc fez. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o esporte ensina muito , Saca !!! melhor que escrever é ser lido por pessoas que eu admiro. um abração e até breve !!!

      Excluir
  2. Show! Belo texto, ensinamentos que valem para a vida!

    Fábio
    www.42afrente@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aprendi muito !!! seja benvindo no blog, Fábio.

      Excluir